quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Patrimônio - agosto de 2019

Patrimônio e evolução - agosto de 2019

Evolução do mês (patrimônio)+R$ 1377,68 ou +5.01%
Rentabilidade (sistema de cotas): +2.17%

Olá! Mês tranquilo, andei trabalhando bastante. Implementei um sistema de cotas e fiz os cálculos meio nas coxas, mas acho que reflete razoavelmente bem a realidade. ITSA e LREN deram uma subida interessante, WEGE (que não compõe muito da carteira de qualquer maneira) caiu um pouco, parece ok. Por enquanto, decidi excluir aquele CDB com liquidez diária tanto dos cálculos de patrimônio quanto de rentabilidade. Uso o dinheiro que fica nele mais como giro e o que costuma ficar por lá representa uma parte cada vez menor do meu patrimônio, então vou perdendo o apego pelo peso dele.

Mês sem muito mistério. Apesar da rentabilidade interessante, o aporte foi meio fraco. Há a possibilidade de eu precisar fazer uma viagem internacional a trabalho dentro de algumas semanas (o que obviamente me empolga bastante) e estou tentando manter uma certa liquidez por questão de segurança. Caso a viagem venha se concretizar, não sei de que forma meus gastos lá serão custeados; caso a empresa só vá me ressarcir depois, é bom ter alguma reserva agora para não me preocupar. Como eu removi o CDB dos cálculos e estou guardando tudo lá por agora, teve esse efeito no aporte. Vamos ver o que vai acontecendo.

Para não deixar outro vermelho na evolução do patrimônio, fiz um singelo aporte de um lote de WEGE3. Quanto à composição da carteira, tenho agora um gráfico de pizza que torna muito mais conveniente a visualização de uma informação importante: alocação em cada ativo e classes de ativos. Mostra claramente a exposição de 90% em renda variável. Excel é uma ferramenta incrível, fazer isso foi mais simples do que eu tinha imaginado. A LCA vence no fim do mês; quando os trâmites da viagem estiverem decididos, penso em comprar alguns TD IPCA+.

 

Composição da carteira



Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário