sábado, 5 de outubro de 2019

Patrimônio - setembro de 2019



Patrimônio e evolução - setembro de 2019


Evolução do mês (patrimônio): +R$ 3016,00 ou +10.44%
Rentabilidade (sistema de cotas): +0.33%


Olá! Mês sem nenhuma novidade extraordinária. Minha outra LCA venceu e optei por reinvestir no Tesouro Direto IPCA+ com vencimento para 2045. É um prazo bem longo, bastante tempo para deixar os juros compostos agirem. Por enquanto, vou deixar a parte de renda fixa da carteira composta só por IPCA+ (e o PGBL que a empresa complementa). Vou mirar em deixar 20% da carteira como RF, que acho uma porcentagem bem razoável; vamos ver como isso funciona e o quão desesperado eu fico quando vir a próxima recessão. O aporte desse mês provavelmente vai ser no TD IPCA+ 2045 novamente.

A rentabilidade foi um pouquinho mais fraca nesse mês, mas é a vida. Estou curioso para ver como vai ficar quando fechar mais alguns meses; faz pouco tempo que acompanho ela cotizada ao invés de só ficar registrando a evolução do patrimônio por si. 

O papo daquela viagem a trabalho deu uma aquietada (o projeto deixou de ser tão urgente), mas sigo mantendo bastante liquidez...se não fosse por isso, o aporte do mês teria sido um tantinho maior. Tive alguns gastos um pouco maiores do que eu gostaria no último mês, mas sigo mantendo os aportes consistentemente acima de 75% do meu salário (líquido), o que ainda está excelente. Minha disciplina com o dinheiro é boa, mas ter um custo de vida baixo me ajuda muito.

Por hoje é só. Abraços e até o próximo mês!
 

6 comentários:

  1. Fala FC. Muito bom ver um conterrâneo na comunidade FIRE. Bem vindo a firesfera! Abcs

    ResponderExcluir
  2. Fala Fire! Tua reserva de emergência ta onde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho deixado em um CDB com liquidez diária. Eu registrava ele como parte do patrimônio, mas achei que estava ficando rolo demais, então retirei. Quanto menos se tem, acho que mais a RE "pesa" em relação ao patrimônio que está sendo efetivamente construindo, então ficamos mais apegados a ela. Consegui vencer isso já hehe

      Excluir
  3. Legal o seu blog, mostrando a evolução do património do zero.

    Ainda a pouco tempo (pouco mais de 1 ano e meio atrás), você tinha zero, agora tem 31 mil.

    Vou passar a acompanhar!

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa, né? Minha renda aumentou muito nesse período e estou com um trabalho interessantíssimo, agora é só manter a paciência e a consistência nos aportes que a bola de neve rola sozinha. Abração!

      Excluir