terça-feira, 5 de novembro de 2019

Patrimônio - outubro de 2019

Patrimônio e evolução - outubro de 2019 





Evolução do mês (patrimônio): +R$ 7250.39 ou +22.72%
Rentabilidade (sistema de cotas): +8.67%

Cheguei tarde em casa hoje - descobri por acaso uma fonte de renda extra interessantíssima que me deixou fora de casa até mais tarde e comecei a ter mil ideias na minha cabeça. Vou falar sobre isso mais para a frente na postagem porque só parei para calcular a rentabilidade do mês agora e fiquei um pouco impressionado. Mês de euforia absurda com a aprovação da reforma da previdência e mais um corte na Selic (o que puxou o valor dos meus TD IPCA+ para cima também), mas me impressiona mesmo assim. O importante é manter a calma agora e não deixar que essas coisas nos empolguem mais do que deveriam - ou a bolsa corrige daqui a pouco ou eu sigo ganhando.

Só fui conferir a rentabilidade hoje, então fiquei realmente surpreso. Inclusive, peço desculpas aos colegas que carinhosamente comentaram na postagem do mês passado e eu só respondi hoje, fiquei o mês inteiro bem ocupado e longe do blog. 

ITUB também divulgou resultados esses dias. Vi a demonstração por cima e nada muito inesperado - o lucro líquido no Q3 deste ano ficou um pouco mais fraco que o Q3 do ano passado, mas o acumulado desde o início do ano (janeiro até agora) está melhor que o acumulado do ano passado e isso importa mais. 

Encontrei alguns outros valores interessantíssimos, acho que vale colar a tabela aqui:





ROE continua altíssimo e receitas de produtos bancários, juros e serviços continuam crescentes. Isso é muito importante para acalmar os ânimos dos discípulos de um certo Parente Rico que ficam hurr preocupado real com o futuro dos bancos tradicionais durr. A propósito, isso não quer dizer que eu veja BIDI com maus olhos - talvez no futuro eu inclua um pouco na minha carteira, não parece ser uma ação lixo. Seria muito bom ter ON, acho meio rolo ficar só com PN e units por causa de liquidez. Mas enfim, minha carteira já tem uma parcela bem grande de ITSA e ainda é bem concentrada, então não tem espaço para outro banco por enquanto.

Composição da carteira:

Zoom na parte de ações:

Esses gráficos vieram do Trademap Web. Vi um Youtuber mostrando a ferramenta mês passado e percebi que ele fazia EXATAMENTE o que eu estava buscando uns meses atrás, então fui dar uma olhada. Parece ser uma feature premium que vai ficar de graça por algum tempo, então estou aproveitando. Sensacional - mostra gráfico de pizza com a composição da carteira (eu queria meeeesmo era um gráfico sunburst para conseguir mostrar tudo em uma só imagem, mas paciência), rentabilidade por cotas, ajusta para dividendos (graças a deus!!!!!) e a parte de fundos (é só para o PGBL, eu juro) é muito boa.

Sobre a "fonte de renda extra" que eu tinha mencionado, talvez eu já tenha comentado no blog que trabalho com TI - o que é uma informação que, francamente, qualquer um pode saber apesar das preocupações com anonimato porque é uma área imensa. Por acaso, recebi um pedido para dar uma aula (particular) de um tópico muito introdutório de programação, com a oferta de um valor por hora muito bom. Combinei com a pessoa em um lugar público perto do meu trabalho, deixamos o valor combinado, fui no fim do expediente, dei a aula e acertamos o valor em dinheiro na hora chupa Receita Federal, sem rolo nenhum. Gosto muito de explicar assuntos que domino, então foi uma experiência muito agradável.

Já combinei uma próxima aula com a pessoa (deixou claro que gostou bastante da minha didática) e comecei a ter um milhão de ideias no caminho para casa. Não me sobra muito tempo no dia para isso, mas esse aluno achou meu horário no fim do expediente ótimo, então tudo bem. Comecei a considerar seriamente a possibilidade de prospectar mais alunos e tentar encaixar mais pessoas nos horários que sobram (talvez em fim de semana também) - tenho certeza de que dá para cobrar bem mais por isso. Pesquisei um pouco e o preço fica próximo do praticado em aulas particulares de conteúdos escolares (ensino fundamental/médio), então parece fazer sentido que um assunto mais complexo possa exigir um preço maior (a pessoa fez a oferta de bom grado também, então provavelmente pagaria mais). Enfim, algo a se pensar. Fiquei empolgado porque é divertido e ganhei bem com isso.
Sobre o aporte do mês passado: mais TD IPCA+ 2045 (aka NTN-B principal), como eu tinha prometido. TD IPCA+ 2045. Surfei um pouco no corte da Selic e isso empurrou a rentabilidade para cima. Não estou eufórico com isso e não vou confiar muito em previsão do futuro, mas a pressão inflacionária no Brasil está bem fraca agora então acredito em uma tendência de manutenção/queda mais prolongada da Selic; bolsa, em contrapartida, ainda acho que pode corrigir. Veremos.

Sobre o próximo aporte: nesse mês, balanceei a parcela de renda fixa da carteira e não estou vivendo mais tão no limite. Acho ITSA, LREN e WEGE empresas muito boas e faria sentido tentar manter uma proporção similar delas na carteira (WEGE está um pouco para trás), mas a carteira está muito concentrada, então neste mês vou comprar TAEE3. Bons balanços, sem mistério, estudei um pouco esses tempos e o setor de transmissão é bem previsível.

Foi uma postagem longa, muita coisa interessante para relatar. Espero que tenham apreciado!

Abraços e até a próxima!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário