domingo, 17 de março de 2019

Aplicativos para acompanhamento de carteira

Olá! 

Desde que comecei a investir, tenho sentido muita falta de formas boas para acompanhar a evolução da carteira. Registrar tudo no blog, na verdade, tem sido uma forma de contornar isso porque eu passo a ter um registro histórico não só da alocação dos ativos e da evolução da carteira, mas também registros textuais, mais detalhados, do que eu estava fazendo e por quê. 

Sentia que, se não tivesse feito assim, não ia demorar muito até que eu começasse a olhar para trás e para os poucos registros que eu tenho e acabasse sentindo falta de algum tipo de memorário. Por outro lado, fazer isso também me permitiu perceber como minhas finanças não eram controladas com muito rigor, eu estava só gastando menos do que ganhava e acumulando sem muito propósito - quando comecei a voltar alguns meses nos extratos na conta do CDB LD (que era onde eu acumulava tudo antes de começar a investir) para mostrar a evolução do patrimônio desse meio ano inicial durante o qual eu não investia, me perdi muito rapidamente nas contas e comecei a me sentir meio estúpido - eu não tenho nenhum gasto relevante na minha vida (não é como se eu tivesse aluguel ou contas para pagar, filhos para criar ou financiamentos para quitar) e, ainda assim, apanhei um pouco para conseguir fazer um histórico de um ano do meu dinheiro.

Acho que o blog vai me ajudar com isso. Apesar de ter esses registros aqui, sinto falta de alguma forma menos maçante de acompanhar eu mesmo a evolução do meu patrimônio, sem ficar consultando os valores na corretora e nos bancos manualmente mês a mês. Procurei alguns aplicativos que fizessem isso e achei o Kinvo! Tenho usado ele e estou gostando. 


Essa é a tela principal. Está estranha porque fica deitado no emulador, por algum motivo.
Ele suporta bem vários tipos de ativo - inclusive, tem criptos. Também dá para importar os dados do TD e da B3 direto do CEI, o que é muito bom, porque eu não estava nem um pouco a fim de ter que ir atrás de todas as notas de corretagem para pegar o valor das taxas certinho. Tentei usar o TradeMap alguns meses atrás e achei um lixo, eles tinham uma funcionalidade de importar do CEI que eu nunca consegui usar direito. Essa importação do Kinvo até funciona bem rápido; fiz o aporte desse mês e já consegui importar um dia depois, mesmo antes de ter liquidado. Bem bacana. O Kinvo também mostra a rentabilidade de verdade da carteira (ignorando o valor dos aportes, coisa que eu não faço hehe) - não tinha percebido que devia fazer isso também e o Kinvo faz, gostei muito, dá para ver alguns gráficos em cada ativo comparando com o CDI e o Ibov.

Como ponto negativo, não achei nenhuma forma conveniente de registrar os dados do meu CDB LD e de todas as movimentações dele, já que é a conta que eu uso para os meus gastos habituais. Tem uma categoria de produtos de renda fixa pós-fixada (obviamente), mas eu não estava nem um pouco a fim de preencher todos os depósitos com todos os dados novamente, então só botei tudo que tenho lá agora como tendo sido aplicado esses dias. Isso vai dar uma certa distorção porque os depósitos mais antigos têm menos incidência de IR, mas eu vou corrigindo isso com o tempo. Pelo que parece, a filosofia do Kinvo é para acompanhar a carteira de investimentos, não meus gastos do dia-a-dia. Não é um organizador de finanças pessoais. Paciência; por enquanto eu não tenho muito patrimônio então essa grana no CDB LD ainda pesa bastante em relação ao total.

O que acharam? Conhecem outras alternativas de aplicativos ou sites para acompanhar a carteira? Comentem aqui!

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário