terça-feira, 5 de março de 2019

Patrimônio - março de 2019


Olá! No meio do Carnaval, temos aqui a evolução do patrimônio para o mês de março. Pelo que acompanho da blogosfera, o pessoal costuma considerar o desempenho do mês anterior (e não do atual) em cada postagem. Dessa forma, esta postagem, por exemplo, seria correspondente ao mês de fevereiro, não de março. Talvez eu deva mudar isso no futuro, mas por enquanto tanto faz, dá para entender.

Patrimônio e evolução - março de 2019



Evolução do mês+R$ 640,74 ou +3,90%

Devo dizer que foi um mês bom. Em relação ao mês passado, o aumento foi bem pequeno porque ITSA4 deu uma queda razoável (comentarei isso) e também tenho a impressão de que contei algo errado no mês passado (creio que botei 300 reais a mais por acidente), mas paciência. Acho que é normal cometer alguns enganos nessas contagens. Além disso, tenho R$ 361,58 de proventos da Itaúsa a serem recebidos (que emoção, primeira vez que recebo proventos com valores realmente relevantes!) que já foram descontados do preço da ação e não estão sendo contabilizados em lugar nenhum aqui (porque é dinheiro que eu não tenho ainda), então por enquanto não aparece em lugar nenhum. Mês que vem o crescimento deve ser maior.

Como disse, ITSA4 deu uma queda considerável nesse último mês. Talvez tenha passado um pouco a euforia do mês inicial do governo relacionada a todas as propostas que haviam sido prometidas e, agora, com alguns recuos do Bolsonaro na proposta de reforma da previdência, o mercado parece ter perdido um pouco da empolgação. Não vejo como nada mais que uma correção e acho isso excelente para os meus aportes. Comprei ITSA4 no mês passado por R$ 13,37 e agora já está a R$ 12,26, com a possibilidade de ainda cair um pouco mais. Hora de aportar forte, assim que o feriado acabar acho que vou comprar 2 lotes.

Além dos recuos na proposta de reforma, vejo que acionistas da Itaúsa ficaram um pouco divididos quanto à notícia de incorporação da Itautec. Sinceramente achei a notícia meio irrelevante, Itautec é uma empresa bem meia boca que faz um monte de produtos lixo (nível Positivo, CCE e outras marcas nojentas de notebooks e afins brasileiros) e frequentemente aparecia com resultados operacionais negativos. Alguém pode se perguntar por que eu gosto tanto de aportar em Itaúsa mesmo com essa participação ridícula e aí eu vou responder o mesmo motivo pelo qual o pessoal da Suno achou essa incorporação irrelevante: porque o peso da Itautec nos resultados da Itaúsa é irrisório. Não vai fazer nenhuma diferença no longo prazo; o que pesa mesmo para Itaúsa é o Itaú (para a surpresa de ninguém), seguido por uma participação bem pequena de Alpargatas (empresa boa que sempre rende bons resultados) e Duratex.

Composição da carteira


ITSA4  - R$ 6.130,00

CDB LD - R$ 5.402,79

LCIs R$ 4.022,21

Conta corrente (corretora/banco) - R$ 1584,76


P.S: estou com tudo isso parado na conta corrente do banco porque (descobri hoje) recebi dia 1 de março e não deu para fazer porra nenhuma com essa grana ainda porque é Carnaval.

Abraços!


Um comentário: