segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Criação do Blog

Olá!

Decidi criar este blog para falar de minha caminhada mexendo com dinheiro e investimentos e, como um plano de longo prazo, visando FIRE - Financial Independence and Retire Early (ou Independência Financeira e Aposentadoria Precoce). O movimento FIRE, ganhando adeptos no Brasil, busca a independência financeira e a possibilidade de uma aposentadoria precoce através de um estilo de vida tão frugal quanto possível, que controle os impulsos consumistas e hábitos/atitudes irresponsáveis quando se fala de dinheiro - com isso, efetivamente se busca diminuir as despesas e ter uma sobra muito maior de dinheiro para ser poupada e, mais importante, investida. O movimento tem começado a ganhar força no Brasil e é algo bem descentralizado - não temos nenhuma representação muito forte em mídias sociais nem nada do tipo, são apenas vários soldados tentando chegar lá de forma independente. Quero ser mais um e mostrar minha trajetória.

Acompanhei por algum tempo alguns membros da blogosfera de finanças quando era mais novo e não trabalhava - em particular, o Vida Ruim de Pobre, e quase sempre pulava as partes mais detalhadas da evolução do patrimônio porque não tinha a menor ideia do que estava acontecendo. Não tinha renda, não tinha meu dinheiro e tudo o que lia sobre investimentos não fazia sentido algum para mim. Eventualmente, começou a fazer e quero ser parte disso.

Recém estou começando minha vida profissional e gosto muito do que faço, mas não quero ficar correndo atrás de dinheiro para sempre torrando o que ganho com bobagem. Quero ter a liberdade de não precisar trabalhar para sempre, vivendo contracheque atrás de contracheque e dependendo da aposentadoria estatal para me sustentar quando eu for velho (ou de eventuais filhos que eu venha a ter) - se eu sobreviver até a idade de me aposentar. Eu gosto de poder e quero ter acesso às oportunidades que o dinheiro traz.

Tenho achado muito legal estudar investimentos mesmo sem ter muita grana para isso e quero botar esse conhecimento em prática e discutir ele com os outros. Espero poder oferecer uma contribuição legal para a comunidade compartilhando o (pouco) que eu sei e também aprender com os colegas. Também quero usar o blog como forma de registrar em detalhes o que eu tenho feito com meu patrimônio e todas as movimentações nele para eu mesmo não me perder.

É isso. Em breve faço uma primeira postagem com o meu patrimônio para iniciar o conteúdo de verdade.

8 comentários:

  1. Acompanhando bro! Puxei o banquinho pra seguir aqui, vai dar bom!

    ResponderExcluir
  2. "começando minha vida profisisonal e gosto muito do que faço"

    errinho no último paragrafo OP. Anão é irmão

    ResponderExcluir
  3. Dislexia carai? Eu literalmente botei o trecho em aspas, ta escrito "profisisonal"

    ResponderExcluir
  4. Seja bem vindo!

    Ótimo ter criado um blog. Faz falta mais blogs falando sobre o movimento FIRE no Brasil.

    Vou acompanhar seu blog.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sinto falta de blogs, de cabeça me lembro só o do Aposentando aos 40. De certa forma, muita gente da blogosfera se identifica com a filosofia por causa de ideias como o Pobretão Way of Life.

      Valeu pela força, abração!

      Excluir