segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Patrimônio - fevereiro de 2019

Primeira postagem de verdade e de patrimônio.

Comecei a registrar de verdade e a mexer com investimentos há pouco tempo, mas só consegui resgatar valores confiáveis até março do ano passado. Paciência. Antes disso fica em branco mesmo, não é como se fosse algum valor significativo. Não vou comentar sobre meus aportes para os meses anteriores à criação do blog (também porque não faz diferença).

Patrimônio e evolução - fevereiro de 2019




Evolução do mês: +R$ 1946,30 ou +13,45%

Como comecei há pouco tempo e não tenho muito patrimônio ainda, não me preocupo muito com diversificação. Estou montando uma carteira 100% visando a construção de patrimônio no longo prazo e geração de renda passiva, então busco uma exposição tão grande a renda variável quanto possível. Estou lentamente movendo meu dinheiro de um CDB LD (100% do CDI, pau no cu da poupança) para aplicações de verdade, mas deixo um pouco jogado lá ainda para não tirar tudo de uma vez.

A principal (e, por enquanto, única) ação da minha carteira no momento é ITSA4, que teve algumas altas interessantes nessas primeiras semanas do ano - apesar de maior parte dos meus acréscimos de patrimônio se dever aos meus aportes (eu tinha que registrar o rendimento puro dos investimentos separado dos aportes também), a alta em ITSA nesse mês deu um incremento respeitável.

Fiz meu aporte mensal já no dia 5, quando houve a divulgação de resultados de ITUB. Achei os resultados muito bons (não tem muito o que dizer, o Itaú é uma empresa muito sólida), mas alguns analistas do mercado pau no cu não se impressionaram tanto assim porque esperavam lucros maiores e tanto ITUB quanto ITSA deram uma caída por causa disso, ITSA4 acabou abrindo em menos de 13 reais no dia 6. Normalmente eu ficaria feliz com isso porque poderia comprar mais barato, mas já tinha feito meu aporte. Paciência.

No dia 18 tem os resultados de ITSA e tenho boas expectativas. Maior parte do capital deles está em ITUB, que divulgou dividendos + JCP bem gordinhos do ano de 2018. ITSA historicamente sempre foi uma boa pagadora de dividendos também (o que, em parte, é minha motivação para preferir ITSA4 a ITSA3, já que ambas pagam o mesmo mas a PN está mais barata - se eu quisesse ser sócio do Itaú de verdade, pegava ITUB), então ainda fico com expectativas boas aqui. Vamos ver o que vai sair.

Também aproveitei que surgiram umas oportunidades interessantes em renda fixa - peguei duas LCIs rendendo 100% do CDI com um vencimento curto (não quero imobilizar muito capital para prazos típicos de CDBs por enquanto) porque achei o rendimento bom e elas vencem rápido (uma no fim de julho e a outra no fim de setembro) de qualquer forma, então não vou ter imobilizado uma parte grande do meu patrimônio.

Composição da carteira

ITSA4  - R$ 6.685,0

CDB LD - R$ 5.488,82

LCIs - R$ 4.003,44

Conta corrente (corretora) - R$ 237,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário